Déficit Habitacional
e Inadequação Habitacional
em São Paulo
A Secretaria de Habitação define Déficit Habitacional como a necessidade de construção de novas moradias e Inadequação Habitacional como sendo aquelas moradias que apresentam diversas necessidades que podem ser solucionadas por meio de reforma, ampliação ou adequação de unidades habitacionais, associadas às ações de urbanização, recuperação urbana e regularização fundiária.
Segundo dados da Fundação Seade, em 2006, o déficit e a inadequação habitacional somavam no Estado de São Paulo 3.901.205 moradias. Já a cidade de São Paulo apresenta atualmente déficit habitacional de 670 mil domicílios de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDU).
A prefeitura deverá investir R$ 14 bilhões e 40 quilômetros quadrados de terra para enfrentar esse desafio. Para os próximos quatro anos, estão previstas a construção de 55 mil novas unidades, a sequência do Programa de Urbanização de Favelas, beneficiando 70 mil famílias, e ainda a regularização fundiária de lotes irregulares, beneficiando mais 200 mil famílias.
Referências Bibliográficas:
Nossa São Paulo; Disponível em: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/40203. Acesso em novembro de 2015. Secretaria da Habitação; Acesso em novembro de 2015.
Disponível em: http://www.habitacao.sp.gov.br/secretariahabitacao/conheca_melhor_a_secretaria_de_habitacao.aspx