top of page

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO LUIZA ERUNDINA

 

 

 

 Com uma vida inteira dedicada à Política, Luiza Erundina de Souza, nascida em 30 de novembro de 1934, assumiu seu primeiro cargo público no ano de 1958, quando foi Secretária de Educação de Campina Grande, na Paraíba, seu estado de origem.

              

Em 1971 emigra para São Paulo, perseguida pela ditadura militar. Neste ano, foi  aprovada em concurso para a Secretaria do Bem-estar social da prefeitura paulista e logo depois passa a colaborar com movimentos  de periferia que reivindicam moradia e ocupam terrenos públicos  abandonados, muitas das vezes em associação com as comunidades Eclesiais de Base.

          

No ano de 1980, participa da fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) e em 1982 elege-se vereadora da cidade de São Paulo. Quatro anos depois, em 1986, é eleita deputada estadual e em 1988, elege-se prefeita da maior cidade da América Latina, São Paulo, pelo PT, sendo a primeira mulher a assumir o cargo na capital paulista. Em 1993, depois do impeachment do presidente Collor, Luiza Erundina é nomeada ministra da Secretaria da Administração Federal, no governo Itamar Franco. No ano de 1998, já no PSB (Partido Socialista Brasileiro), é eleita deputada federal por São Paulo.

           

Ainda hoje em 2015, a deputada foi eleita para a 3ª suplência da Mesa Diretora da Câmara com 372 votos Foi na gestão da prefeita Luiza Erundina que os líderes do movimento de ocupação do Jardim da Conquista conseguiram diálogo com a prefeitura para liberação do terreno.

 

 

bottom of page